terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Presenças



Em cada dia deveria dar um pouco mais, deveria dar mais de mim aos outros. Mas será que alguém quer receber o que eu supostamente deveria dar? Será que são assim tantos os privilegiados dignos de receber parte de mim? De fazer parte de mim?

Tantas vezes há a interrogação acerca da solidão e da sua proximidade com a minha pessoa, e disso advém o medo. Vê-la aproximar-se e não conseguir fazer algo para a evitar, pelo contrário, actuando para que ela se aproxime ainda mais, talvez inconscientemente, mas não sentindo a tristeza que a presença da solidão traz.

Quando me encontro, e sinto o vazio, há sempre a tentativa de evasão para a superioridade de mim próprio sobre tudo o resto. A ilusão de que tudo me é alheio e dispensável, rapidamente se transforma na realidade da ausência de calor humano, da palavra certa, de uma mão que conforte e apoie incondicionalmente. O foço da realidade é demasiado profundo, e desespero por chegar ao fim. Corro em busca de alguém, mas é tão difícil encontrar alguém quando quase todos nos parecem supérfluos, incompatíveis e desprezáveis. Em consequência encontro quase sempre a mesma presença, e na verdade, esteve sempre por perto, talvez não conseguisse vê-la, ou não quisesse. Eu deveria saber que ela lá estava, era tão evidente aos olhos de todos, porque que não aos meus? Talvez não a visse porque não merecia que lá estivesse, ou porque não daria a devida importância.

Acolhe-me sempre no seu regaço, como se fosse a primeira vez que o fizesse e perdoa-me todo o mal. Agradeço momentaneamente, e fico sempre perdido entre o arrependimento e as convicções próprias. A falta de conselhos é evidente, seria bom que houvesse mais conselhos e menos reprimendas, mas a verdade é que talvez eles desde sempre existam, dados pela sábia presença, eu é que não os consigo ouvir, ou, mais uma vez, não os queira ouvir.

O carinho é inevitável, mas isso, isso fica para outro dia.

2 comentários:

  1. a solidão e todo o sofrimento funcionam como o melhor conselho'
    o teu blog é um bom sitio por onde vou vaguear entre palavras mais vezes ;)*

    ResponderEliminar